quarta-feira, 4 de março de 2009

E.E.ASA BRANCA DA SERRA - ENSINO MÉDIO

Olá pessoal, seremos personagens importantes nesse processo até o final do ano, onde acredito, haverá parceria, trocas autênticas, dinamismo e no final, sucesso.
Aqui também colocarei algumas informações sobre o vestibular, como não podemos considerar "todos", pensemos em uma referência maior - Fuvest e Unicamp.

03/03/09
A nova Fuvest
por Renata CafardoAuthor->prefered_name() -->, Seção: Ensino Superior 10:21:33.

Como noticiou o jornal O Estado de S. Paulo com exclusividade ontem, a Fuvest deve mudar a partir deste ano. Entre as mudanças principais estão a desconsideração da nota da primeira fase na contabilidade total de pontos e uma segunda fase com todas as disciplinas.
Tive acesso ao documento preparado pela Universidade de São Paulo (USP), que ainda estava sendo mantido em segredo. As mudanças foram apresentadas pela pró-reitoria de graduação no dia 19 de fevereiro, pouco antes do carnaval. Agora, as unidades têm prazo até o fim de março para discutir internamente e o documento deve ser votado em abril ou maio.
Segundo especialistas, as mudanças ajudam alunos mais despreparados. Um dos claros focos do texto da USP é o estudante de escola pública que, mesmo não se saindo bem na primeira fase, poderá concorrer de igual para igual com o aluno de escola particular na segunda etapa.
A segunda fase passará a ser dividida em 3 dias. O primeiro terá 10 questões dissertativas de português e a redação, que continuam obrigatórias para todos. No segundo dia haverá agora 18 perguntas de todas as disciplinas, mas 6 delas terão de ser interdisciplinares. No último dia, haverá mais 10 questões de duas matérias relacionadas ao curso prestado.
Alunos esforçados acreditam que a Fuvest vai favorecer quem estuda menos. Professores de cursinhos concordam, já que ninguém precisará mais fazer 10 questões dissertativas de química ou física na segunda fase, por exemplo. Com as 6 interdisciplinares, sobram só 12 questões no segundo dia para serem divididas entre matemática, química, biologia, física, história e geografia, ou seja, 2 perguntas de cada. "É bom para quem não domina a disciplina", diz a professora do Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes.
Em 2006, a USP, por meio da Fuvest, iniciou um programa de inclusão de alunos de escolas públicas. O objetivo é aumentar a quantidade de aprovados com esse perfil na instituição. Atualmente, eles já ganham pontos a mais no vestibular.

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